segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Carnaval – E aí, vamos pra onde?

Olá meus caros amigos,

carnaval

Pra ajudar nesta difícil decisão, vai aí mais um artigo de extrema importância.

O carnaval está chegando. Dizem que no Brasil o ano só começa após o carnaval. Vamos refletir: se o carnaval esse ano será na primeira quinzena de março, então quer dizer que até lá estaremos ainda em 2010? Se você ainda não começou a cumprir as promessas de início de ano terá uma segunda chance após as festividades foliãs.

 

Mas afinal, como surgiu o carnaval?

 

O carnaval não tem uma data específica de seu surgimento, mas historiadores contam que é um costume europeu que foi trazido pelos portugueses à colônia logo no início do “descobrimento”. O entrudo - que significa entrada, acesso. Refere-se à entrada na Quaresma, que começa no dia a seguir ao do Entrudo, isto é, na Quarta-Feira de Cinzas – era realizado com pessoas mascaradas que jogavam umas às outras água, farinha, ovos e outros produtos alimentícios. Se fosse só pelos portugueses o carnaval das terras tupiniquins seria igual ao europeu, resumindo: sem graça! Mas aí que vem a parte boa, juntamente a essa festividade, foi incorporada a cultura local de mulheres seminuas e adornadas com penas e pinturas, muita música e consumo de bebidas alcoólicas.

Essa festa está presente na vida dos brasileiros até os dias atuais e é considerado o melhor carnaval do mundo. Com o passar do tempo sofreu algumas variações. Hoje espalhado pelo Brasil existe várias maneiras de comemorar o carnaval:

 

- Desfile de escolas de samba – mais conhecido nas cidades de Rio de Janeiro e São Paulo. É organizado pelas escolas participantes que possuem carros alegóricos e fantasias. Ao final do carnaval você sempre escutará piadinhas do tipo VOCÊ VIU A MANGUEIRA ENTRAR? Ou algum infeliz imitando o locutor de voz super grossa avaliando as escolas: IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE NOTA 10!!!

 

- Blocos e trio-elétrico – popular mais na Bahia, porém disseminado em cidades do interior brasileiro, este carnaval é caracterizado por cantores de axé, principalmente as cantoras, que acredito eu não curtem uns aos outros, mas fingem que se adoram por ter que dividir a mesma avenida. Os foliões vão atrás do trio embalados ao som de VAMOS DAR A VOLTA NO TRIO ou SEGURA NA CORDA DO CARANGUEJO (essa hora meu amigo, ninguém é de ninguém) e de muita cerveja.

 

- Tem também o carnaval de Olinda onde o costume de grandeza se justifica pelos bonecos enormes que transitam pelo povo balançando os braços. Como se as pessoas normais dançassem assim. Outra peculiaridade é o frevo, típica dança dessa região. Todas as músicas têm o mesmo ritmo – PARARARARA, PARARARARA – e os homens e mulheres se vestem com roupas pouco chamativas (rosa, amarelo, vermelho), seguram um mini guarda-chuva, não sei por qual motivo e fazem umas dancinhas bem inusitadas.

 

0CY695CAGO00A7CA2TCB2HCAIA01NLCAP0SIMZCA59HTLNCAOBH3HTCAZ28YL5CAALEQM6CAB4NBJLCAPU2F09CAYROGSWCAYTPCRHCAR2UHQICA1TXPE9CAMDG3VPCAJIMNKQCAGHPOPTCACNTIYK

Enfim, pra quem mora na região do triângulo mineiro, existem várias cidades onde passar o carnaval. Talvez essa seja a dificuldade que estamos passando. Onde passar? Com quem passar? Tem lugar para todos? Vai ter banda tocando ou só som de carro? Acredito que até o final do ano ou mais precisamente próximo do carnaval haverá uma decisão.

 

 

Alguns conselhos para você folião curtir o carnaval com segurança e diversão:

- Se dirigir não beba;

- Olha a cabeleira do Zezé, será que ele é ...;

- O que acontece no carnaval fica no carnaval;

- A pipa do vovô não sobe mais;

- Algumas pessoas só ficam bonitas após muita bebida;

- Amor de carnaval não vinga;

- Use preservativo. Apesar de sempre rolar uns doados pela prefeitura, eles não servem de balão;

- Se você pensa que cachaça é água, cachaça não é água não;

- Boa diversão!!!

 

By: Marcelo Peixoto

1 comentários:

Unknown disse...

Só sei que o melhor carnaval é em Três Ranchos!!!!
Ass. Antônio


Envie este selo para todos os membros e amigos da Turma!
Adicione nossa comunidade!
Apoio